busca por faixa etaria

home > instituto

QUERIDAS MÃES, QUERIDOS PAIS

Bem-vindos ao Portal “ABC da Saúde Infanto-juvenil”. O nascimento de um bebê não apenas renova sentimentos e atitudes, reestrutura rotinas, como também faz brotar uma porção de dúvidas que fervilham na cabeça dos Pais durante anos e mudam conforme a faixa etária. O que fazer no primeiro banho do neném? Como e quando escovar os dentes dos pequenos? O que fazer em caso de alguma emergência?

A implantação deste Programa de educação para a saúde representa um sonho antigo de um grupo de profissionais do Instituto da Criança (ICr) do Hospital das Clínicas da FMUSP e que agora está se realizando dentro do Núcleo de Apoio à Pesquisa em “Saúde da Criança e do Adolescente” (NAP – CriAd), ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa da USP e sediado no ICr.

O ICr é referência nacional no atendimento médico exclusivamente terciário, ou seja, atende casos complexos, graves ou raros, de pacientes de 0 a 18 anos. Com este Portal queremos também oferecer às famílias informação fundamentada e de credibilidade sobre a criança e o adolescente saudáveis e sobre doenças mais simples. Aqui vocês encontrarão opiniões de Pediatras e de outros profissionais do ICr assim como de outros membros do NAP – CriAd sobre vários tópicos ligados à saúde nas duas primeiras décadas de vida. Nosso único compromisso é com o bem estar da criança e do adolescente e com o conhecimento científico bem estabelecido. Desta forma, o conteúdo de cada tópico reflete o que de melhor sabemos sobre aquele assunto. A linguagem do médico e de outros profissionais foi tornada mais compreensível e agradável por jornalistas especializadas, cabendo destacar a atuação de Conceição Lemes nos primeiros passos do Portal, e atualmente de Samia Moura e de Juliana Lanzuolo.

O Portal representa uma retribuição à sociedade, sobretudo à do Estado de São Paulo, pela educação de qualidade e inteiramente gratuita que a maior parte dos envolvidos com este Programa recebeu em escolas públicas, como a Faculdade de Medicina da USP, mantidas com os impostos pagos pela população.

A interação direta com os leitores não vai ser possível (ao menos, neste início), no sentido de responder a dúvidas e questionamentos, mas estamos abertos a sugestões de temas novos e a críticas visando o aperfeiçoamento do nosso Portal.

Contem com o ABC para acompanhar, proteger e cuidar dos seus pequenos, desde as primeiras aflições do nascimento até as inquietações da adolescência.
Um abraço afetuoso a todos,

MAGDA CARNEIRO-SAMPAIO
Prof. Titular do Departamento de Pediatria de FMUSP
Presidente do Conselho Diretor do Instituto da Criança (HC-FMUSP)
Coordenadora de Pesquisa do NAP – CriAd

ABC da Saúde Infanto-Juvenil. Todos direitos reservados |2013